Sob
o slogan "Viva suas boas escolhas", a marca reforça o compromisso de
oferecer variedade, acesso e confiança em todos os produtos
São
Paulo, agosto de 2024 -
Diante da ascensão do mercado de marca própria no Brasil, o GPA, detentor das
redes Pão de Açúcar e Extra, anuncia o rebranding de Qualitá, sua maior marca.
Criada em 2008, a marca passou por uma reformulação completa, que inclui a
modernização da identidade visual, novas embalagens e a segmentação do
portfólio em cinco tiers desenvolvidos para atrair diferentes perfis de
consumidores: Exclusive, com produtos de alta performance; Home, com itens para
casa; Care, voltada para cuidados diários; Baby, destinada à linha infantil; e
Pet, focada em animais de estimação.
Sob o
slogan “Viva suas boas escolhas”, Qualitá está pautada em cinco pilares:
criatividade, oferecendo inovação em produtos por meio de experiências únicas;
acessibilidade, com opções que cabem no bolso do consumidor; confiabilidade,
garantindo produtos seguros e de qualidade; cuidado, promovendo autocuidado e
momentos de qualidade com boas escolhas; e proximidade, acompanhando quem busca
fazer escolhas assertivas e desfrutar o melhor delas. “Entendemos que tomar
decisões faz parte do dia a dia, e nossos produtos são destinados para aqueles
que buscam praticidade e qualidade. Sendo assim, o objetivo de rever a
comunicação de Qualitá é crescer a percepção de qualidade por meio de uma marca
e embalagem moderna, que se aproxime do consumidor, gerando maior identificação
para que se torne a sua primeira opção”, explica o executivo.
Criada
em parceria com a agência de branding Pande, a nova identidade visual de
Qualitá atualiza os equities da marca com elementos que buscam construir uma
comunicação mais próxima com os clientes. “É importante reforçar que a mudança
no posicionamento, a revitalização da identidade da marcar e a renovação de
todo o seu portfólio buscam simbolizar um novo momento de Qualitá, que atinge
um estágio de marca própria mais madura e próxima de seus consumidores”, afirma
Gian Franco Rocchiccioli, Sócio e Head de Estratégia da Pande.
"Ao
longo dos últimos anos, observamos uma mudança nos hábitos de compra com
consumidores que buscavam principalmente por itens de qualidade com um
custo-benefício atraente. No atual cenário, estamos percebendo uma crescente
demanda por produtos com alto valor agregado, combinando exclusividade, alta
qualidade e inovação", afirma Allan Gate Hock, diretor de marcas
exclusivas do GPA. “Como forma de
conectar a marca à diferentes perfis de consumidores,
Qualitá expande sua presença em diferentes tiers, oferecendo desde
produtos acessíveis para um público que está em busca de trazer maior
indulgência e descobertas para sua alimentação, até a oferta de produtos que
atendem a necessidade do consumidor AA e aumentam sua identificação com a
marca”, explica. Essa premissa reorientou a organização dos mais de 1000
produtos que estão previstos para serem lançados e relançados com as novas
embalagens e identidade visual até o final do ano. Os principais itens incluem
vinhos, cápsulas de café e fraldas.
Alinhado
com o atual momento da companhia, que está em processo de turnaround e visa
recuperar a rentabilidade, as marcas próprias representam um aumento da
frequência e importante ferramenta de fidelização, essencial para o crescimento
do fluxo dos clientes nas lojas e, consequentemente, impulsionar as vendas.
Atualmente, as marcas próprias são um dos projetos estratégicos da companhia,
com um olhar diferenciado para o desenvolvimento de táticas que colaborem para
potencializar e reforçar os atributos das marcas, especialmente Qualitá. “A
frequência de um cliente que compra marca própria é 2,5x maior do que aquele
que não consome esses itens, e seu ticket médio é 60% superior. Cerca de 80% de
nossos consumidores levam algum produto de marca exclusiva, sendo que seis em
cada 10 levam pelo ao menos 1 item da marca Qualitá. As marcas próprias são
imprescindíveis, uma vez que atuam na fidelização do cliente e ajudam em um
pilar estratégico importante para a companhia, que é a concentração das compras
daquele cliente nas nossas lojas”, analisa Gate. Hoje, as marcas próprias
representam 21% das vendas do GPA.
Os
produtos Qualitá são submetidos a rigorosos testes de qualidade, semelhantes
aos realizados pelas grandes indústrias alimentícias. Há uma equipe dedicada
para garantir os processos e realizar testes periódicos de qualidade. “Mantemos
um padrão de exigência elevado para liberar um item para venda, com projetos
que podem levar até dois anos até chegar ao produto final, assegurando a
qualidade que desejamos oferecer aos clientes", finaliza Gate.