Bio Caldo - Quit Alimentos

Dia Mundial da Atividade Física: apenas 16% dos jovens brasileiros praticam exercícios físicos regularmente

 Colégio Maple Bear é referência na realização de atividades de extensão escolar voltadas para o desenvolvimento físico de crianças e adolescentes em Brasília 








O Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril, é uma data que busca incentivar as populações no combate ao sedentarismo. No Brasil, no entanto, a preocupação com a baixa realização de atividades físicas é crescente: conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 84% dos jovens brasileiros é sedentária. Diante disso, a rede de escolas Maple Bear reforça seu compromisso com iniciativas de educação física, a fim de colaborar para uma juventude mais sadia.


A data comemorativa tem suas origens em 2002, com o estabelecimento do programa-modelo ‘Agita Mundo’ pela Organização Mundial da Saúde, inspirado em uma iniciativa do estado de São Paulo. Desde então, a conscientização sobre a importância da atividade física vem transcendendo barreiras tanto estaduais quanto continentais.


O colégio Maple Bear destaca-se na promoção de iniciativas voltadas à saúde de seus pupilos, da infância à adolescência. Nas unidades do Distrito Federal, as famílias são apresentadas com mais de 30 opções de atividades after-school, realizadas no contraturno escolar. A oferta tem colhido frutos: segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco para Doenças Crônicas (Vigitel), Brasília é a segunda cidade brasileira que mais se exercita, chegando a um percentual de 47,6% de cidadãos ativos.


Para André Luiz Pereira, professor de Educação Física nas unidades Maple Bear da Asa Norte e Sudoeste, o estímulo à prática de atividades físicas na infância promove benefícios para toda a vida: “A Educação Física incentiva um estilo de vida ativo, ajudando na coordenação, equilíbrio e outras habilidades motoras fundamentais para atividades do dia a dia”, explica.


O educador também ressalta que as vantagens de uma vida ativa se estendem além do campo físico. André afirma que a educação física “ensina valores fundamentais para a vida em sociedade; além disso, estudos mostram que alunos praticantes de atividades físicas regulares tendem a um melhor desempenho acadêmico”, afirma.


A disciplina de Educação Física na Maple Bear é, além de lúdica, interdisciplinar: André Luiz explica que para o encerramento do semestre, são realizadas olimpíadas e jogos interclasse que conversam com as matérias escolares, além de teatro e dança.“O projeto de olimpíada é parte da grade curricular da escola, do sexto ano ao Ensino Médio. O after-school é uma opção para aqueles alunos interessados em uma melhoria de performance e em integrar as equipes da escola, uma possibilidade além dos treinamentos externos”.


Colégio promove até Pilates 


Nos colégios da rede Maple Bear, as famílias podem optar por uma grande variedade de atividades físicas, algumas delas com pouca oferta no mercado externo; a exemplo disso, têm-se as aulas de Pilates - prática introduzida no Brasil na década de 1990 -, oferecidas pela instituição para alunos a partir dos 3 anos de idade. Para Roberta Brandão, instrutora da modalidade, as aulas têm inúmeros benefícios: “o Pilates tem como objetivo o condicionamento físico e mental das nossas crianças, além de auxiliar no fortalecimento muscular e na conscientização corporal”, conclui.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem